PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Produtor vê em queijeiras mercado mais rentável no RN
Com uma produção mensal de aproximadamente 18 mil litros de leite, o pecuarista Manoel Montenegro, presidente do Núcleo das Raças Produtoras de Leite, criado pelo Sebrae em 2012, investiu em melhoramento genético e ração de alta qualidade para que as vacas leiteiras tenham tratamento ideal e não haja redução da produção. Fornecedor a uma usina de beneficiamento que mantem contrato com o Governo do Estado, o produtor reclama do baixo custo do litro do leite pago através do Programa Estadual.

Na Fazenda Boa Esperança, na Região Metropolitana de Natal, 22 vacas são ordenhadas duas vezes ao dia. Muitas delas produzem até 30 litros de leite diariamente. Em todo o estado, segundo o Núcleo de Raças Produtoras de Leite, mais de três mil fazendas produzem leite. “Encomendamos uma ampla pesquisa sobre o consumo de leite e derivados no RN para sabermos como agir”, disse Montenegro.

Emparn e Emater estão ‘encolhendo’
Emparn: José Simplício aponta necessidades de renovar quadro
Emparn: José Simplício aponta necessidades de renovar quadro
As principais instituições estaduais responsáveis por promover apoio técnico aos agricultores do Rio Grande do Norte apresentam deficiência de operação devido a problemas no quadro de servidores. Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) não renovam funcionários há pelo menos quatro anos e a previsão é de dificuldade ainda maior no próximo ano. Apesar da carência de mão de obra, ambos órgãos desenvolvem projetos importantes para o setor agropecuário e aguardam o início dos trabalhos da agência reguladora do setor para incrementar as ações.
Emparn orienta agricultores para o início do plantio
Após três anos de seca no Rio Grande do Norte, as primeiras chuvas de verão registradas desde o início de dezembro são vistas como um bom sinal para a agricultura. A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) tem orientado aos produtores o plantio de culturas de curta duração e em pequenas quantidades a partir da segunda quinzena do mês, que possam gerar algum resultado até o fim de janeiro. Pequenas precipitações têm atingido o interior do estado durante a tarde e o litoral durante a noite.

De acordo com o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, as chuvas do início de dezembro são resultado de condições meteorológicas favoráveis, como a ocorrência de ventos mais fracos. “Dezembro já é um mês, principalmente a partir da segunda quinzena, que apresenta chuvas no interior e no litoral. Diferente dos últimos anos, este ano já temos condições meteorológicas mais favoráveis. Nestes dez dias, você tem um sistema meteorológico instável e baixa quantidade de ventos, o que resulta em chuva”, explica o meteorologista.
 
http://tribunadonorte.com.br/
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial



 
back to top