PUBLICIDADE

CURIOSIDADES

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

“Suíno Light” abre espaço para novos mercados e produtores
Do porco “banha” ao suíno light – essa é a trajetória que a pesquisa da Embrapa ajudou a construir na cadeia suinícola do Brasil em busca de maior rentabilidade aos produtores. Desde o lançamento do primeiro suíno light, o MS58, há 18 anos, até a recente apresentação da fêmea suína Embrapa MO25C, a aposta é em uma carne diferenciada, com baixo teor de gordura, e com valor agregado para que produtores possam atuar de maneira competitiva no mercado. São quatro produtos comerciais na área de genética e várias recomendações em nutrição animal para melhorar o rendimento e a qualidade de carne, como a adição de óleos na ração para obtenção de uma carne enriquecida com ômega 3.
Iniciativa transforma resíduos urbanos em adubo
Reduzir o impacto ambiental e aumentar a produtividade no campo. Essa é proposta do pesquisador Francesco Montemurro, do Conselho de Pesquisa Agrícola italiano (CRA), apresentada no 16º Congresso Mundial de Fertilizantes, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo suas pesquisas, a adubação orgânica com detritos urbanos e rejeitos agroindustriais orgânicos pode aumentar o rendimento em mais de 20% em culturas como tomate e abobrinha.

A fertilização verde resulta em uma alta produção de biomassa que, quando incorporada ao solo, aumenta o teor de nutrientes disponíveis.

“Utilizamos água de descarte da indústria vinícola para adubação de plantações, com resultados similares aos de fertilizantes convencionais. O adubo orgânico a partir de resíduos agroindustriais representa uma alternativa favorável para a agricultura e para o meio ambiente”, aponta o pesquisador italiano.
Aproveitando as frutas por inteiro
O Ministério da Saúde chama a atenção para o mau hábito de desperdiçar as cascas de frutas e verduras. De acordo com a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, Maria Valéria Fontoura, as cascas desses alimentos podem trazer vários benefícios para a saúde. “Nós temos várias vitaminas e minerais nas frutas, verduras e legumes e principalmente nas cascas. Hoje em dia, precisamos aumentar nossa quantidade de fibras, até para melhorar níveis de colesterol. Várias doenças são preveníveis com quantidade de fibra na alimentação. Então nós devemos aproveitar o vegetal, a fruta por inteiro”, relata.

A auxiliar de cozinha Zélia Alves sabe bem como aproveitar as cascas dos alimentos. “Faço bolo da banana aproveitando a casca. Todos comem e gostam. Sempre soube que para evitarmos uso de remédio a gente usa uma boa alimentação. Na minha casa eu uso fruta, salada, eu faço muito suco com a couve. Muita gente não aproveita, porque não conhece. Você sabe o que você está colocando, não tem conservante. O aproveitamento é outro”, afirma.


http://www.gestaonocampo.com.br/
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial



 
back to top